• GLOSSÁRIO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

• GLOSSÁRIO

Mensagem por Ilúvatar em Sex Abr 17 2015, 19:33


Glossário

A - B - C - D

Ainur - Seres divinos, imortais e de grande poder criados por Eru. Os mais poderosos são os valar, e os menos poderosos, os maiar.

Aman - Vide "Terras Imortais". O nome dado pelos valar ao continente ao oeste da Terra-Média.

Arda - O planeta habitado pelos primogênitos e outras espécies, criado a partir das entoações dos ainur composta por Eru.

Avari - "Os relutantes". Elfos que se recusaram a seguir Oromë na Grande Marcha do Oeste e permaneceram na Terra-Média.

Beleriand - Território da Terra-Média que mais tarde seria chamado de "Eriador", ao leste das montanhas sombrias. Durante a Primeira Era, foi a única região povoada por seres racionais. Com o tempo, foi dividida pelo rio Sirion em Beleriand Ocidental (leste do rio) e Beleriand Oriental (oeste do rio). (clique)

Chama Imperecível - É o poder que Eru possui de dar às suas criações vontade independente, comumente conhecido como livre arbítrio. Isso torna Ele o único capaz de criar e dar vida às espécies de todo o mundo.

E - F - G - H

Ëa - "O vazio". É o espaço infinito e sem matéria que cerca o planeta Arda (Terra), onde não se propaga som e a gravidade é próxima de zero (0).

Eldamar - "Terras Imortais" em élfico.

Filhos de Aulë - Forma de se referir aos anões, hominídios criados sem a permissão de Eru. Por Aulë não saber direito como seriam os primogênitos, sua visão dos homens era muito incerta, por isso os anões foram criados com estatura pequena.

Filhos de Eru - Forma de se referir aos elfos e homens, as criações originais de Eru Ilúvatar.

Grande Marcha do Oeste - Viagem liderada pelo valar Oromë, que encontrou os primeiros primogênitos vagando pela Terra-Média e os reuniu para levá-los à Aman.

Hall Eterno - Moradia dos ainur em Ëa. Enquanto alguns desceram para Arda e criaram Valinor, outros ainur permaneceram no Hall Eterno para observar o desenrolar da criação do mundo.

I - J - K - L

Laurelin dourada - Se trata de uma enorme árvore de pétalas verdes orladas a ouro. Durante a Primeira Era, simulou o sol de Valinor enquanto Telperion simulou a lua. A árvore brilha em fortes tons de amarelo e atinge sua plenitude a cada sete horas, cronometrando horas e dias enquanto ilumina o continente de Aman.

M - N - O - P

Maiar - Plural de "maia". São os ainur menos poderosos de Eru, normalmente servos leais enviados por Ele ou por outros valar.

Montanhas Pelóri - Se trata das enormes cordilheiras que cercam todo o continente de Aman, que foram erguidas por Manwë para impedir uma reincidência de ataques de Morgoth. A única maneira de entrar em Eldamar, então, é pela baía e os portões de Valinor.

Primogênitos - Forma de se referir aos elfos, os primeiros a acordar em Arda.

Q - R - S - T

Sucessores - Forma de se referir aos homens, que foram os segundos a acordar em Arda.

Telperion prateada - Possui as folhas de orvalho escuras de um lado e prateadas de outro. Sua seiva é coletada como fonte de luz e armazenada num tonel. Como Laurelin dourada, é utilizada para iluminar o continente de Aman e cronometrar o tempo; atingindo a plenitude de seu brilho a cada sete horas.

Terra-Média - Originalmente, Arda era uma única grande porção de terra, e com o primeiro ataque de Melkor, os valar agitaram os céus e os mares e separaram o planeta em dois continentes. A Terra-Média ficou ao leste, onde Melkor se estabeleceu, e no oeste ficaram os valar em sua morada (Terras Imortais).

Terras Imortais - As terras do oeste, morada dos valar e dos elfos. Seu nome se deve ao fato de possuir uma vegetação que nunca morre, pois é imaculada pela escuridão desde há muito tempo. Sua capital é Valinor, o reino dos valar, e o continente todo é cercado por altas cordilheiras que impedem alguém de entrar a não ser pelos portos dourados. O termo "Terras Imortais", entretanto, só ficou conhecido ao final da Terceira Era - ao menos nos livros/adaptações.

U - V - W

Valar - Masculino de "valier" (no singular, vala e valië). São os ainur mais poderosos de Eru, alguns cuja identidade não foram reveladas e outros que desceram à Arda para moldá-la.

Valinor - É a capital de Aman. Com altas estruturas residenciais, artes, lindos monumentos, salões de ouro e jóias, passarelas douradas e prateadas. Um verdadeiro paraíso, lar dos valar e dos elfos que morreram ou partiram da Terra-Média.

X - Y - Z


administração

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum