• VALAQUENTA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

• VALAQUENTA

Mensagem por Ilúvatar em Sex Abr 17 2015, 18:11


Valaquenta
Os ainur foram as primeiras criações de Eru, habitantes do Hall Eterno. Foram seres imortais criados para compor músicas e entoações, e em seus coros formaram Arda e tudo que lá existia. Os ainur eram espíritos e todos possuíam poderes, sendo cada um responsável pela criação de elementos do planeta. Os valar, que eram os grandes entre esses espíritos, contavam quatorze; eram sete os homens, os valar, e sete mulheres, as valiër. Eram os valar: Manwë, Ulmo, Aulë, Oromë, Mandos, Lórien e Tulkas. E as valiër: Varda, Yavanna, Nienna, Estë, Vairë, Vála e Nessa.

Os ainur eram capazes de assumir qualquer forma em Arda, e muitos fizeram isso - influenciando indiretamente através das Eras as ações de seus habitantes. Os mais conhecidos entre esse espíritos eram os maiar, ainur menores, que chegavam a ter aprendizes elfos e homens entre os seus. Os maiar foram - mesmo que infimamente - ligados aos conhecimentos de ainur de patente superior, por isso não possuíam esferas de poder própria.

Já entre os renegados, existiram muitos. Os ex-ainur, espíritos que desceram à Arda e se corromperam na escuridão, foram lentamente ganhando mais poder corrupto e fama, sendo temidos e sussurrados como os Grandes Inimigos do mundo. O primeiro e mais poderoso primogênito de Eru e o mais poderoso entre os antigos valar era chamado de Melkor. Ele já não era mais contado entre os Quatorze, pois em sua forma mais conhecida, foi apelidado de Morgoth Bauglir. "Aquele que se ergue em poder".

Modelo


• Alinhamento: Bom (protege, desenvolve e contribui para o crescimento de Arda), neutro (não pende para nenhum lado) ou mau (se desfaz do progresso de Arda e tenta destruí-la/dominá-la).

• Esferas de Poder: Como indica, se trata do elemento que rege o ainur. Os poderes dele são baseados em sua esfera de poder, sendo que um ainur não é capaz de exercer influencia de fora de sua esfera.

• História e Personalidade: Auto-explicativo. Resumo, características, personalidade, poderes, histórico, influencia no mundo, etc.
administração


Última edição por Ilúvatar em Seg Dez 11 2017, 00:44, editado 4 vez(es)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: • VALAQUENTA

Mensagem por Ilúvatar em Dom Abr 19 2015, 01:54


O Criador


• Alinhamento: Neutro.

• Esferas de Poder: Onisciência e onienergia.

• História e Personalidade: Eru, chamado de "Ilúvatar" pelos elfos, é o ser onisciente e onipotente que chegou a Ëa antes de tudo. Ele foi gerado a partir de sua própria energia, e foi o criador do universo e de Arda. A partir de seus pensamentos, fez os ainur para compor canções e melodias, e os deu imortalidade. E com eles, criou o planeta esférico e suspenso que girava em torno de seu próprio eixo. Eru era o mais sábio entre todos os ainur, e nenhum entre eles foi tão poderoso quanto. Ele nutria compaixão por seu filho mais velho, Melkor, mas viu que ele se tornaria mau e por muito tempo se lamentou, até que os valar de Arda não ouvissem mais a voz de seu pai.
administração


Última edição por Ilúvatar em Seg Dez 11 2017, 00:44, editado 2 vez(es)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: • VALAQUENTA

Mensagem por Ilúvatar em Seg Abr 20 2015, 00:21


Os Valar


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Céus, raios e aves.

• História e Personalidade: Na mente de Ilúvatar, Manwë e Melkor eram irmãos. Pois Manwë era o destinado a governar Arda e suas criações; compreendendo, ele, mais claramente os objetivos e ideias de Eru. Manwë não conseguia entender a ganância, inveja e cobiça de Melkor, pois não havia mal nenhum em seu coração. Então ele se tornou o senhor dos céus e de todas as aves que povoaram-no, governando e protegendo Arda com todas as forças que lhe eram permitidas. Manwë tinha como esposa a Varda, pois dela dependia para tornar-se mais forte; e na torre suprema de Toniquetil, suspensa na montanha mais alta de todas aquelas terras, eles estabeleceram sua moradia para vigiar a Terra-Média.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Vazio, noite e estrelas.

• História e Personalidade: Varda era a mulher de Manwë, a valië entre os ainur que possuía a mais invejável beleza. Era senhora das estrelas e do universo, a mais temida por Morgoth entre os valar. Varda foi a única entre os ainur que observou Melkor antes dos primeiros coros celestiais, e por isso nutriu grande desconfiança e saiu das profundezas de Ëa para detê-lo em auxílio de Manwë; e dele nunca se separou. Juntos, os senhores dos valar se tornam mais fortes, pois Manwë consegue enxergar mais longe - através de névoa, escuridão e montanhas - enquanto sua esposa se encontra ao seu lado, e ela ouve todas as criaturas de todas as maravilhosas locações de Arda. Varda ficou conhecida posteriormente como Elbereth, pelos elfos.


• Alinhamento: Neutro.

• Esferas de Poder: Oceanos, águas e criaturas marinhas.

• História e Personalidade: Ulmo é o senhor das profundezas do Oceano, aquele que deu vida às algas, peixes, mamíferos e todos os seres que sob as águas viviam. Foi o melhor amigo de Manwë antes da criação de Arda, mas raramente frequentou as reuniões dos valar ou respondeu às suas convocações. Ele, diferente dos outros, gosta de viver sozinho e pouco se dispõe a se apresentar num corpo para caminhar sobre a terra. Entretanto, é o que mais ama os elfos e homens; mesmo que, por eles, sua chegada à costa remeta à tsunamis e catastróficos acidentes.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Florestas, plantas e animais.

• História e Personalidade: Yavanna foi quem criou as vegetações, ergueu grandes florestas, criou as árvores e frutos, e também quem cultivou Laurelin dourada e Telperion prateada. Yavanna era uma valië de bom coração e vestes esverdeadas, e gostava de compartilhar suas criações com pequenas criaturas que ela mesma criou: os herbívoros. Pequenos roedores, cervídeos, equinos e aquelas até mesmo mais antigas que sequer foram lembradas pela história de Arda. Yavanna é a que mais teme pelo poder de Melkor e que, por isso, é incapaz  de perdoá-lo e confiar em suas intenções.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Terras, minerais e ofícios.

• História e Personalidade: Aulë tinha o poder pouco inferior ao de Ulmo. Governava todas as substâncias das quais Arda foi feita. No início, trabalhou bastante na companhia de Manwë e Ulmo; e a criação de todas as terras foi sua tarefa. Ele é ferreiro e mestre de todos os ofícios; deleita-se com trabalhos que exigem perícia, por menores que sejam, e também com a poderosa construção do passado. Foi o responsável pela criação dos anões após ser repreendido por Ilúvatar, mas por não possuir a Chama Imperecível, agiam somente enquanto seu pensamento estava sobre eles. Yavanna, entre todas, foi quem Aulë escolhera para desposar.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Compaixão, sabedoria e emoções.

• História e Personalidade: Nienna é a valië responsável pelos laços de afetividade entre as criaturas vivas do mundo. Sua existência é o que traz emoções, vivacidade, alegrias, tristezas, raiva, amor e ódio; suas lamentações, ouvidas sempre que algo de ruim acontece às criações dos valar, é o suficiente para encorajar novas mudanças e dar aos ainur mais forças para continuar refazendo suas obras. Seu poder de compadecer aqueles com o mais duro coração só é superado pelo próprio conhecimento, pois com firmeza e sabedoria Nienna se torna a voz da razão entre os ainur. É a única entre as valier que não possui um par, sendo irmã de Námo e Irmo.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Caça, luz e recompensas.

• História e Personalidade: Oromë é o grande caçador de monstros; que embora seja menos forte do que Tulkas, é mais temível em sua ira. Ama os cavalos e as planícies, e foi o primeiro a encontrar os primogênitos após acordarem no rio Cuiviénen. Foi quem liderou-os em sua jornada para o leste e protegeu-os com sua luz e trompeta, sempre montado em seu lendário cavalo prateado: Nahar. Ele ama a Terra-Média e por isso foi o último a deixá-la, mas mesmo assim a visita sempre que lhe é permitido para impedir o avanço de forças do escuro. Desposou Vána, a irmã mais nova de Yavanna.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Cura, descanso e alma.

• História e Personalidade: Estë, A Suave, é uma valië cujos dons estão ligados à cura de ferimentos e fadiga. Seus poderes de restauração são capazes de revitalizar até mesmo aqueles que se encontram no abismo da morte, e por isso ela possui várias casas e templos distribuídos ao redor do mundo. Com seus poderes, foi quem benzeu algumas das fontes termais com propriedades curativas; assim como, para ervas, deu poder medicinal. Seus poderes, entretanto, também estão ligados à banimento de criaturas não-vivas do plano de Arda, e com ela se é aprendido a sobrepujar espíritos de origem desconhecida.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Mortos, justiça e profecias.

• História e Personalidade: Námo Mandos é o vala responsável por julgar os elfos, quando morrem e são enviados aos Salões de Mandos. É retratado, sempre, utilizando uma longa túnica negra com cabelos prateados e longos. Ele é capaz de distinguir com facilidade mentiras de verdade, bem como é capaz de prever o futuro e saber o que irá ou não acontecer se tomar as decisões erradas. Como oráculo dos valar, Mandos é encarregado tanto de julgar os elfos quanto de cuidar de quem entra ou não em Aman, assim como elabora profecias para auxiliar ou tentar alterar o destino de alguns. Námo Mandos é casado com Vairë, A Tecelã, enquanto possui de irmãos Nienna e Irmo.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: História, destino e tempo.

• História e Personalidade: Casada com Námo Mandos, Vairë é a encarregada de cuidar da alma dos humanos - para onde apenas ela, Mandos, Manwë e Eru sabem onde vão. Sua esfera de poder inclui a função de tecer a história do mundo e, portanto, é ela quem dá à cada vida um destino. Vairë é uma vailë de muito pouco prestígio, embora use de artifícios perigosos e ensine aos seus aprendizes técnicas e habilidades relacionadas à manipulação do tempo-espaço.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Visões, sonhos e magias.

• História e Personalidade: Irmo Lórien é o mais belo entre os valar, esposo de Estë. É o possuidor dos grandes e mais belos jardins chamados "Lórien" de valinor, onde espíritos ainur se deitam e passam sua eternidade lá. É irmão de Mandos e Nienna, sendo o menos prestigiado entre os três; possuindo, entretanto, a capacidade de ensinar aos seus aprendizes diversos tipos de magias relacionadas aos sonhos, visões e desejos.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Juventude, flores e insetos.

• História e Personalidade: Ela é uma valië, chamada de "Sempre-jovem". É a irmã mais jovem de Yavanna e esposa de Oromë. Mora nos jardins repletos de douradas flores e frequentemente vem às florestas de Oromë. Foi encarregada de cuidar da vida animal e vegetal de Arda, e percebeu que se fizesse seus próprios pequenos seres e lhes desse funções específicas, não teria de visitar cada jardim e floresta para ver se estava tudo bem. Assim fez as abelhas, borboletas, larvas, vagalumes, minhocas e outros seres invertebrados minúsculos, para fertilizar a terra e polinizar as flores.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Força, guerras e combates.

• História e Personalidade: O maior na força e nos atos de bravura é Tulkas, cujo sobrenome é Astaldo, o Valente. Chegou a Arda por último, para auxiliar os valar nas primeiras batalhas contra Melkor. Aprecia a luta corpo a corpo e as competições de força. Não cavalga em nenhum corcel, pois supera em velocidade todas as criaturas providas de patas, além de ser incansável. Seu cabelo e sua barba são dourados; e sua pele, corada. Suas armas são suas mãos. Presta pouca atenção ao passado ou ao futuro, e não tem serventia como conselheiro, mas é um amigo destemido. Como par, desposara-se de Nessa, A Dançarina.


• Alinhamento: Bom.

• Esferas de Poder: Dança, ilusão e mermerismo.

• História e Personalidade: Nessa é a irmã de Oromë, também ágil e veloz. Ama os cervos, e eles acompanham seus passos onde quer que ela vá nos bosques; mas ela corre mais do que eles, célere como uma flecha com o vento nos cabelos. Adora dançar, e dança em Valimar em gramados eternamente verdes. Foi quem ensinou a arte aos elfos e homens, e aprecia-a além de tudo. Nessa é a única entre os valar que é capaz de ensinar o mermerismo, o poder de criar e manipular ilusões.

administração


Última edição por Ilúvatar em Seg Dez 11 2017, 00:45, editado 2 vez(es)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: • VALAQUENTA

Mensagem por Ilúvatar em Seg Abr 20 2015, 02:28


Os Inimigos

• Alinhamento: Mau.

• Esferas de Poder: Fogo, escuridão, força, necromancia, terra e bestas.

• História e Personalidade: Melkor, posteriormente Morgoth, também chamado de Morgoth Bauglir, foi o primeiro filho de Ilúvatar e o mais poderoso entre os ainur. Ele tinha inveja do poder de Eru e, como não poderia possuí-lo, entregou-se à escuridão de Arda e à própria ganância, trazendo consigo vários espíritos ainur inferiores. Morgoth é o inimigo definitivo do mundo, pois tudo que sempre desejou fazer foi destruir para depois possuir Arda; assim, com o poder que tinha de criar bestas e manipulá-las ao seu bel prazer, Melkor criou exércitos e atacou inúmeras vezes a casa dos valar, desfazendo-se de suas obras muitas e muitas vezes. Como um ainur praticamente invencível e com força o suficiente para acabar com um exército sozinho, Morgoth ainda luta nas linhas de frente e não tem medo de mostrar a cara, pois por mais que tema a força dos valar, ainda acredita que é capaz de sobrepujá-la.


• Alinhamento: Mau.

• Esferas de Poder: Fogo, escuridão e lobisomens.

• História e Personalidade: Sauron era um dos maia de Aulë, o segundo melhor ferreiro de Arda e, posteriormente, o maia mais poderoso entre os ainur. Ele foi levado por Morgoth e corrompido por seu poder absoluto, e como ele, possuía uma enorme ganância e cobiça pelas riquezas que os valar guardavam. Sauron, então, tornou-se um exímio feiticeiro na arte da transformação e, com isso, criou lobisomens e se tornou o líder dessa raça, ensinando a arte da feitiçaria em todas as suas formas para seus seguidores mais fiéis.
administração

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: • VALAQUENTA

Mensagem por Conteúdo patrocinado



Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum